theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Horta, Lazer e Saúde

O Condomínio de um dos blocos da quadra 416 Norte decidiu implantar uma horta comunitária. A horta é aberta a outros moradores de blocos vizinhos. Planta quem quer e o que lhe apraz. Não parece haver predeterminação. Havia ali pés de quiabo, de berinjela, abóbora concorrendo com a grama, manjericão, couve, que sempre há nas hortas, alface, bananeira, mamoeiro, tomateiros, enfim, um pouco de cada.

A horta pode ser cuidada apenas no final da tarde, ou no início da manhã. Toma pouco tempo e rende muito. Algumas variedades dão pouco ou nenhum trabalho. Cenouras, rabanetes, beterrabas e outros tubérculos, uma vez transplantados crescem por si. Em tempo de chuva não requerem mais cuidados.

As folhosas são diferenciadas mas gratificantes. Algumas requerem uma sementeira em separado, área de sombra, assim como o alface, mas uma vez transplantados requerem apenas água. A couve, com uns pouco pés, pode-se abastecer várias cozinhas. O quiabo, o jiló, a berinjela, o pimentão costumam produzir por um bom tempo.

Mesmo o morango é de fácil cultivo. Caso não haja estufa é melhor plantá-lo na época da seca. Molhado e em contato com o chão ele apodrece. Assim é preparar os canteiros com boa adubação e transplantar a mudas. É preferível cobrir as leras com uma lona plástica de modo a evitar o contato dos frutos com o solo.

O terreno destinado às hortas não precisa ser muito grande, especialmente se for para um bloco de apartamentos. Melhor escolher, se possível uma área que não seja passagem de pessoas ou animais. A incidência do sol deve ser pela manhã e se possível que o sol da tarde não atinja a plantação.

Essas hortas pequenas podem ser controladas sem o uso de agrotóxicos. A maioria das culturas não demandam maiores cuidados, mas algumas demandam ações diretas. Em caso de ataque por pragas elas podem ser controladas com soluções contendo fumo ou sabão. Basta borrifar sobre as folhas e os pulgões e lagartas desaparecerão.

A horta permite uma atividade lúdica, excelente para dissipar as tensões do dia-a-dia. É uma verdadeira terapia ocupacional, seja para o estressado do trabalho seja para o aposentado. O tempero ou a folhosa colhidos na hora tem sabor especial. Na quadra há
terra disponível e o plantio da horta em comunidade não fere qualquer postura oficial.

Plantar a horta intensifica o convívio dos moradores e reduz o custo dos alimentos.

Crônica anterior
Eventos Públicos e o FAC
próxima crônica
Postos Comunitários de Segurança
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

1 Comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1