theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Frio e Chuva de Outono

Foto: Claudio Figueiredo

Nesta segunda-feira, 11 de maio, a temperatura ficou abaixo de 20º Celsius. Choveu e a sensação térmica era de 18º ou menos, dependendo dos ventos. Foi um dia frio para quem vinha convivendo com temperaturas acima dos 25º Celsius. Também causou estranheza a ocorrência de chuvas em pleno mês de maio, época em que a umidade no planalto começa a baixar.

Essa temperatura que hoje causa sensação de frio pode vir a ser considerada alta. Estudos realizados no século passado por Milutin Milankovich, astrofísico nascido onde hoje é a República da Croácia (EU), desenvolveu e testou uma teoria que identificou ciclos climáticos na terra com duração aproximada de 100 mil anos.

Durante cada ciclo a temperatura da terra se manterá muito abaixo do que é hoje, aproximadamente 8 a 10 graus médios abaixo. As zonas hoje classificadas como temperadas ficarão cobertas de gelo assim como as zonas polares. Os continentes da Europa, América do Norte, Ásia ficarão todos sobre grossas camadas de gelo, inóspitos. Suas populações irão perecer ou migrar para as regiões equatoriais.

Segundo a teoria de paleoclimatologia de Milankovich, a variação na excentricidade da órbita da terra combinada com a variação da inclinação do eixo da terra em relação ao plano de sua órbita aumentaria ou reduziria a incidência dos raios solares em especial nas zonas temperadas provocando o acúmulo ano a ano de camadas de gelo.

Estudos paleontológicos posteriores, abrangendo um período de 1,8 milhões de anos comprovou que os ciclo realmente ocorrem. Nestes ciclos a terra permanece períodos de 10 a 12 mil anos com temperaturas próximas às que temos hoje e nos 88 a 90 mil anos com temperaturas muito baixas. A nova era do gelo virá, mas pode demorar um pouco.

Essa variação climática tem repercussões fortes sobre a flora e a fauna, o regime de chuvas, as correntes marítimas etc. Terras hoje desérticas poderão vir a ser férteis e úmidas e vice-versa. Uma mudança significativa ocorre com o nível dos mares.

A acumulação de espessas camadas de gelo sobre os continentes e sobre os oceanos provocará a retração da orla marítima. Estudos de oceanólogos canadenses encontraram vestígios de ocupações humanas em áreas a 150 metros abaixo do atual nível do mar. Mas nada a temer além de temperaturas abaixo do que temos hoje. A zona equatorial continuará a ser a melhor para se viver e Brasília continuará bela como sempre.

Crônica anterior
Pilotis é de Livre Circulação
próxima crônica
Áreas Verdes dos Lagos Norte e Sul
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

2 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1