Simpósio sobre Mobilidade Urbana
O Instituto de Arquitetos do Brasil Distrito Federal, IAB-DF, divulgou o simpósio “A Concepção Modernista de Brasília e a Perspectiva da Mobilidade Urbana”. O evento é promovido pela Promotoria de Justiça da Ordem Urbanística do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. O evento será aberto em 10 de junho às 19h, e se estenderá pelo dia 11 das 8:30h até as 18:00h com encerramento na quarta-quarta, dia 12, com atividades das 8:30h às 12:00h.
O simpósio teve entre os palestrantes professores das universidades, representantes do Ministério Público, Juízes, representantes de organizações não governamentais e titulares de órgãos do Governo do Distrito Federal e de outros estados.
Os temas das palestras, focados especialmente na mobilidade urbana, presente e futura, a relacionam com os modos de transporte, com o planejamento urbano e com o uso do solo. As inscrições vão até dia 3 de junho, são gratuitas e podem ser feitas no sitio do MPDFT.
(Acesse o link).
Eventos como este eram mais frequentes em tempos anteriores. O debate entre a sociedade e os entes de governo é sempre a oportunidade de aprofundar questões de interesse da cidade, permitindo a apresentação de novas formas de encarar os problemas advindos de uma cidade em constante crescimento.
O IAB-DF tem tradição em provocar e participar de discussões a respeito do ordenamento territorial, do ordenamento e do uso do solo urbano no Distrito Federal. Mesmo durante a ditadura o IAB-DF se manteve combativo na defesa de Brasília. Em 1979 promoveu no Centro de Convenções Ulisses Guimarães o X Congresso Brasileiro de Arquitetos.
O fato de Brasília ser uma cidade planejada, ser a capital do país e ser considerada Patrimônio Cultural da Humanidade, impõe responsabilidades aos arquitetos, aos urbanistas e a todos que participam de sua administração ou têm deveres funcionais por fazer valer as normas de preservação de sua qualidade de vida e dos valores contidos em sua proposta.
A iniciativa do Ministério Público é muito oportuna. O Simpósio permitirá destacar assuntos que interessam a toda a população, em especial àquela que se serve dos transportes públicos. O debate entre a sociedade e o Governo sempre será a melhor forma de encaminhar soluções para a cidade.
1 Comentário