Segurança dos Ciclistas
O Detran está veiculando na imprensa uma campanha sobre a segurança dos ciclistas no trânsito. Nela são enfatizados os sinais, o usos dos equipamentos adequados, o respeito devido pelos demais veículos de maior peso e velocidade e o afastamento que tais veículos devem manter em relação aos ciclistas no uso das vias.
A bicicleta vem tendo seu uso ampliado por todo o mundo. As cidades europeias têm se posto na vanguarda na busca de soluções que permitam o aumento do uso da bicicleta. Uma delas é a instituição de faixas de uso exclusivo e normas de convivência com os demais veículos.
As cidades modernas têm implantado centenas de quilômetros de ciclovias. Seus moradores apoiam as ciclovias e demandam sua implantação. Pedalar é um hábito saudável. O uso da bicicleta para deslocamento reduz a emissão de gazes poluentes e o ruído. As cidades tornam-se mais habitáveis.
Brasília é uma das cidades que conta com a maior extensão de ciclovias implantadas. Na verdade, segundo o Portal do Governo de Brasília, em texto de 23 de julho de 2013 o Distrito Federal teria alcançado àquela época 398 quilômetros implantados, o que o colocava à frente das demais capitais do país. A segunda maior era o Rio de Janeiro com 300 quilômetros seguida por São Paulo com 69,8.
Atualmente todas as capitais brasileiras têm projeto de ampliação das ciclovias. O uso da bicicleta estimulou empresas a instalarem postos onde o usuário cadastrado pode retirar uma bicicleta e devolvê-la em outro próximo ao seu destino. A liberação é feita por um aplicativo instalado no telefone celular. Essa prática já é comum na Europa.
Voltando à questão da segurança do ciclista, o Código Nacional de Trânsito – CNT, no artigo 105 dispõe que são equipamentos obrigatórios a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais e espelho retrovisor. Nada é dito sobre o capacete ou sobre cotoveleiras e joelheiras.
Os ciclistas representados na campanha do Detran estão todos de capacete. Não os vi com óculos, capacete, cotoveleiras ou joelheiras. Sabemos que as velocidades de tráfego das bicicletas podem, em casos de acidentes, causar graves danos aos ciclistas. O Congresso Nacional daria uma importante contribuição incluindo a obrigatoriedade de tais equipamentos no CNT neste momento em que o uso da bicicleta está aumentando.
3 Comentários