theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Regime de Plantão

As crises nos serviços de saúde pública vêm se repetindo e o atendimento ao público cada vez mais é visto como de pior qualidade. As causas do não funcionamento a contento dos serviços de saúde são inúmeras. Os Secretários que tomam posse sempre dizem ter a solução para cada uma delas, mas os problemas se repetem.

Há uma questão que interfere na qualidade dos serviços e no aumento dos custos de manutenção da rede. Trata-se do regime de plantão dos profissionais da Secretaria de Saúde. Há um entendimento de que suas atividades são estressantes e que a carga horária de trabalho do deveria ser reduzida. A solução encontrada foi o regime de plantão de 24 horas nos hospitais e clinicas. Assim, eles atendem um determinado número de pacientes e nos plantões, nos hospitais, dormem.

Desta forma,a sociedade paga para que eles durmam no serviço. Os pacientes chegam e não há quem os atenda. De tempo em tempo um deles é acordado para reduzir a fila de pacientes e os demais permanecem dormindo.

Sabe-se que a demanda maior se dá durante o dia. São as consultas obrigatórias de pediatria, ginecologia, geriatria e outras que demandam apenas atendimento ambulatorial. Mas o regime de plantão mantém o mesmo número de profissionais no hospital, seja dia ou seja noite e assim quando a demanda é maior, pela manhã, não há profissionais suficientes para atender os pacientes que procuram os hospitais.

O atendimento aos pacientes hospitalizados também se dá de forma inadequada. Como o contrato é de 24 horas, o paciente que o médico viu na segunda-feira só o verá na semana seguinte. Sabe-se que o diagnóstico de cada médico não é necessariamente igual ao de outro, mas como ele só o vê de passagem não há como esperar que ele aprofunde o tratamento. A tendência é que mantenha o que está prescrito na ficha do paciente.

O regime de plantão deve ser adotado apenas para o pronto atendimento. As demais atividades devem fazer coincidir ao maior número de profissionais nos horários e maior demanda dos pacientes. O agendamento pode ser feito como nos consultórios particulares pelo telefone ou via internet dispensando as filas de agendamento que ocorrem as madrugadas. O agendamento dos exames pode ser feito pelo próprio médico que o prescreveu usando o computador do consultório. Teríamos assim os serviços voltados para os clientes.

Crônica anterior
Novo Código de Edificações
próxima crônica
Preservação, Ocupação e Uso do Solo
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

1 Comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1