Jardins de Burle Marx
Menezes, amigo de muitos anos, conta que em visita a Berlin foi convidado a visitar a Praça Rosa Luxemburgo. Um tanto pela homenageada, figura histórica das lutas sociais naquele país, mas principalmente porque a praça foi projetada por Burle Marx.
Burle Marx produziu extensa obra em Brasília: o projeto original do paisagismo da Superquadra Sul 308, os jardins do Palácio do Itamaraty, Praça dos Cristais, Palácio da Justiça, Tribunal de Contas da União, Palácio do Jaburu, Teatro Nacional Claudio Santoro, Parque Recreativo Dona Sara Kubitschek e do Banco do Brasil.
Em 27 de setembro de 2011 o governador em exercício, Agnelo Queiroz, baixou o Decreto nº 33.224 que dispõe sobre o Tombamento dos Jardins de Burle Marx em Brasília, e dá outras providências.
Em reportagem publicada à época, a engenheira de parques e jardins da Novacap, Simone Cruz Lima, acreditava que “a principal função do Decreto do GDF, assinado pelo ex-governador Agnelo Queiroz, é a compatibilidade entre o que foi proposto e o que existe atualmente. Essa adequação deve acontecer a longo prazo”.
Estive, há pouco, com minhas netas, visitando os jardins do Palácio de Versalhes. São milhares de pessoas que circulam ali. Entre os jardins de Burle Marx, compostos com nossa flora, alguns são deveras extensos, mas todos de rara beleza. Esperemos que se cumpra o Decreto e que todos possam visitar os jardins de Burle Marx em Brasília.
0 Comentário