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Usos e Preservação da Cidade

As vias que ligam as avenidas W3 e W5 Norte passam entre as casas do Setor de Habitação Coletiva e Geminada Norte – SHCGN e as lojas de entrequadra do Setor Comercial e Residencial Norte – SCRN. Ali as residências são voltadas para as edificações comerciais e o acesso de veículos se dá por outras vias situadas nos fundos.

Em algumas quadras tem surgido pistas, trilhas de argamassa ligando a parte fronteira de casas à pista de asfalto, dando a entender que o morador eventualmente, provavelmente à noite, estaciona à frente da casa um ou mais veículos, apesar de a
garagem da casa ser voltada para os fundos.

Aparentemente trata-se de uma pequena transgressão ao plano urbano original. Pode-se pensar que não traria consequências. Entretanto, se imaginarmos que os vizinhos, diante da leniência do poder fiscalizador resolvam fazer o mesmo, em algum tempo, todas as casas teriam trilhas de concreto equivalentes.

As pistas, para permitir o acesso de veículos, implicariam em que seus construtores se livrassem das árvores e arbustos. A partir daí aquelas áreas verdes deixariam de existir dando lugar a pavimentos de concreto. Isso para que os carros ficassem à porta à noite.

Essas transgressões às normas urbanísticas são mais comuns do que parecem. São puxadinhos nas varandas, nas laterais, nas áreas de recuo obrigatório etc. A preservação impõe a fiscalização permanente, com orientação aos moradores.

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Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

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