theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Trens Para Valparaiso e Luziânia

O transporte de passageiros em VLT – Veículo Leve Sobre Trilhos configura-se como uma realidade. Foi anunciado o início de período de testes já no final de fevereiro próximo. Seriam dois veículos com capacidade de 389 passageiros que fariam duas viagens por dia que ligariam inicialmente Brasília e Valparaiso, depois Luziânia.

Estes trens, na verdade, ligariam, ao final, a Rodoferroviária, Cidade do Automóvel, SIA, Guará, Núcleo Bandeirante, Vargem Bonita, Park Way, Santa Maria, Porto Seco, Valparaiso, Cidade Ocidental, Luziânia ou seja, 60 Km. Os trens viajam a 70m/h.

Vale ressaltar que aquelas Cidades do Entono próximo ao DF (Goiás) têm população de mais de 550 mil habitantes, das quais, número significativo trabalha no Distrito Federal. Hoje seu deslocamento para o centro dura no mínimo uma hora, lembrando que esse tempo aumenta quando há engarrafamento, o que é comum em horário de pico.

Dois aspectos levaram as principais cidades do mundo a adotarem os trens urbanos para o transporte de massa. O primeiro é a segurança e o segundo a rapidez nos deslocamentos. O VLT não enfrenta engarrafamentos, pois usa via privativa.

Os estudos para aproveitamento da linha férrea existente foi iniciado há alguns anos pela Agencia Nacional de Transportes Terrestres que contratou estudos de viabilidade. Os trens ficarão em experiência por um período de quatro meses o que permitirá fazer melhorias no serviço e integração daquela via com o Metrô do DF.

Crônica anterior
Administradores Regionais
próxima crônica
Rio Capital Mundial da Arquitetura
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

3 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1