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Interbairros e Transporte Público

Uma proposta antiga, que não foi implementada após quatro governos volta à baila. A efetivação da estrada, denominada no governo Arruda de Interbairros, e, mais recentemente TransBrasília, ligando o Setor Policial Sul à Samambaia, passando pelo Park Way, Guará, Águas Claras, Taguatinga e Samambaia, ocorreria ainda este ano.

Aqueles que a defendem, argumentam que o projeto geraria ganhos ao empresariado com empreendimentos ao longo da via tais como conjuntos habitacionais, shoppings, estacionamentos entre outros. A obra geraria empregos e renda nas Regiões Administrativas, novas opções de lazer, além de desafogar o trânsito das vias atuais.

Urbanistas são céticos em relação à proposta que vêm como uma agressão ao tombamento e ao Estatuto da Cidade. Entendem que os terrenos criados ao longo da via seriam usados para especulação imobiliária vez que não há demanda para imóveis.

Entidades de preservação do DF ressaltam que decisão da Justiça, criou o Parque Linear ao longo das quadras 200 em Águas Claras, por onde passaria a via projetada. A decisão decorreu de ação do MPDFT alegando excessivo adensamento de Águas Claras.

A experiência dos gestores urbanos, especialmente em relação aos transportes, mostra que as soluções voltadas para atendimentos individuais são ineficazes. Aumentam as vias e com elas os congestionamentos. Aquela região conta com Metrô. A melhor solução seria aumentar a frequência dos trens e transportar maior número de pessoas. 

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