theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Acidentes Domésticos com Idosos

A Secretaria de Saúde do Estado do Paraná publicou em sua página, datado de 19 de junho de 2017, estudo realizado por Adriane Miró abordando os acidentes que acometem os idosos no ambiente doméstico. O estudo está focado nas quedas nas residências, suas causas, em especial daquelas decorrentes da idade.

Segundo dados do Relatório Global da OMS sobre prevenção de Quedas na Velhice, publicado em 2010, 28% a 35% dos idosos sofrem quedas a cada ano. Acima dos 70 anos a frequências sobe para 32% a 42%. O Relatório aponta que a frequência das quedas tendem a aumentar com a idade e que elas são maiores entre as mulheres.

A frequência dos acidentes é considerada como acidental quando se dá até uma vez por ano. Mais de uma vez já é recorrente, requerendo maiores atenções. Acidentes leves causam escoriações, contusões. Já os graves podem causar fraturas, lacerações etc. O tempo de permanência no solo acima de 20 minutos é tido como prolongado.

São fatores de risco intrínsecos, listados naquele estudo, declínio cognitivo, inatividade, deficiência visual ou auditiva, distúrbio do equilíbrio etc. Contribuem para os acidentes a má iluminação, obstáculos, pisos escorregadios, tapetes soltos e outros fatores.

Como medidas de prevenção o estudo propõe, entre outros, a caminhada, treino de força e equilíbrio, otimização dos medicamentos, manejo da hipotensão postural, uso da vitamina D, abordagem da visão e redução dos riscos ambientais.

Crônica anterior
Eleições dos Conselhos Tutelares
próxima crônica
Centros de Compras, Internet e Capacidade de Compras
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

0 Comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1