Desafios da Educação Pública do DF
Foto: Famílias acampam para conseguir vagas na escola pública.
A educação pública do DF vem enfrentado questões diversas e que decorrem de fatores vários. O recém lançado Plano Estratégico do Distrito Federal espera suprir a demanda por vagas, melhorar o desempenho em relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), reduzir evasão escolar e oferecer educação integral.
A demanda crescente por vagas decorre do aumento populacional do DF, o segundo maior do pais. A Codeplan apurou para 2017 a taxa anual de 2,19%. Essa taxa decorre do crescimento vegetativo e de migrações internas. Essa taxa só é menor que a de Roraima que recebe atualmente um forte fluxo migratório de venezuelanos.
A demanda por vagas nas escolas públicas resultam também da perda de renda por parte da classe média, em decorrência da queda da taxa de emprego e a consequente redução da renda familiar. Neste caso os alunos procuram as escolas públicas.
A melhoria do desempenho em relação ao IDEB decorrerá, segundo o Plano, de uma educação de qualidade, que será obtida com ampliação de alternativas de plataformas de aprendizagem e com a modernização das redes.
O DF espera ampliar para 10% o percentual de alunos em regime de tempo integral. A permanência por um maior tempo em sala de aula deverá contribuir para reduzir o índice de evasão escolar. O Plano prevê ainda atividades de mediação de conflitos nas escolas com o propósito de reduzir a violência naquele ambiente.
1 Comentário