Obras Intermináveis Custos Maiores
O Governo do Distrito Federal entendeu que deveria reformar as tesourinhas que existem ao longo do Eixo Rodoviário Sul e Norte. Conforme divulgado em 21 de novembro de 2019 as obras seriam de reforço estrutural, revitalização e pintura em substituição aos tijolos que seriam removidos. Os serviços seriam feitos em 45 dias em cada conjunto.
A previsão era de que as obras seriam iniciadas em novembro de 2019. Cada conjunto de quatro quadras, incluindo as tesourinhas nos eixos auxiliares Leste e Oeste demandariam 45 dias para a conclusão dos serviços. Os serviços seriam concluídos em seis meses.
Já se passaram doze meses e algumas passagens Leste/Oeste continuam obstruídas, pois as obras não foram concluídas. Os transtornos são muitos. Os motoristas ficam impedidos de tomar o menor caminho e o comércio local fica sem acesso.
Uma obra é programada para que sua execução tenha o menor custo. Quando o cronograma é estendido aumentam os custos de pessoal, tanto de vigilância como daqueles envolvidos na execução dos serviços bem como de aluguel dos equipamentos.
O ideal seria que o cronograma de cada obra de intervenção urbana, que irá causar transtorno à população lindeira, seja amplamente publicado e que tais obras não se iniciem até que os recursos estejam totalmente disponíveis de modo a evitar atrasos. Desta forma, garante-se que seja vista como um benefício à população e não como incômodo.
2 Comentários