Política Temerária na Pandemia
Várias estados estão convocando populações com idades mais baixas do que o previsto. Segundo o IBGE a população acima de 17 anos soma 159,2 milhões de pessoas. Teriam recebido a 1ª dose de vacina, até 06/06 deste ano 49.613.941 pessoas e 23.119.162 receberam as duas. Assim faltam 245.666.897 vacinas para imunizar àquela população.
Além de chamar pessoas com idade menor antes de completar a vacinação daqueles com idade mais avançada, autoridades têm afirmado que todos daquela unidade da federação serão vacinados em 3 meses. O Brasil tem aplicado aproximadamente 12 milhões de vacinas a cada mês. Neste ritmo levaria, no mínimo, 20 meses para imunizar a todos.
Caso seja mantida esta política, quando chamarem aqueles com 18 anos a receber as vacinas a população será levada a entender que todos estariam vacinados e que a pandemia teria sido debelada. Neste momento há o risco de contaminação generalizada.
Um projeto implementado no município de Serrana, São Paulo, no qual toda população com idade acima de 17 anos foi vacinada, resultou em 95% de queda nos óbitos, 86% de redução nas hospitalizações e 80% de redução dos casos sintomáticos de Covid-19.
O enfrentamento da pandemia requer a aquisição rápida de vacinas, a melhoria dos processos de vacinação, em políticas claras de esclarecimento e de mobilização para o recebimento do medicamento. Tergiversar neste momento em que as pessoas estão com sua saúde, suas vidas em risco, sob qualquer pretexto, é temerário.
10 Comentários