Canteiro Central da L2 Norte e Sul
As avenidas L2 Sul e L2 Norte têm traçados equivalentes. Ambas correm paralelas aos Eixos Rodoviários Sul e Norte. A Oeste de ambas, estão as Superquadras de habitação coletiva 402 a 416 Sul e Norte e a Leste o Setor de grandes áreas 602 a 616 Sul e 602 a 612 Norte. Os canteiros centrais são interrompidos por retornos e viadutos apenas.
A partir de 12 de setembro de 1994, as quadras 413 e 414 Norte foram desconstituídas para a implantação do Parque Olhos D’Agua. A vegetação original e as nascentes, bem como, uma pequena lagoa formada no riacho ali existente, foram preservadas. O Setor de Grandes áreas foi interrompido na 612 Norte pela proximidade da Via L4.
Os Canteiros Centrais da L2 Norte e Sul apresentam propostas de paisagismo muito distintas. Na L2 Sul prevalecem os arbustos de floração intensa como as Primaveras ou Bougainvilles e outras espécies de médio porte, mas também de floração abundante.
O Canteiro Central da L2 Norte foi ornado com Palmeiras Imperiais, plantadas desde as Superquadra 402 até a 416. Estas palmeiras, originárias das Antilhas, foram notabilizadas no Brasil por Dom João VI que plantou um espécime no Jardim Botânico, Rio, em 1809.
Muito embora os canteiros centrais das L2 Norte e L2 Sul tenham tido suas implantações carregadas de propósitos, o que se vê atualmente é um total abandono em ambos os casos. A L2 Sul tem pequenos trechos com concentrações de Bougainville e outras espécies. Na L2 Norte há muitos espaços onde antes, havia palmeiras. E que não foram replantadas.
Foto de: Camilo do Nascimento Beze
3 Comentários