Gramados e Cuidados
Pesquisando sobre o corte de grama em áreas urbanas, encontrei um artigo publicado no site Árvores de São Paulo, em 02/12/2013 de autoria de Ricardo Cardim, onde ele expõe cuidados com as árvores, em especial as de pequeno porte, após constatar que as roçadeiras podem, ao se aproximar em demasia, arrancar sua casca causando a sua morte.
Cardim relata cuidados adotados na Cidade de São Paulo com a colocação de canos de pvc cortados na vertical e colocados envolvendo a muda, evitando assim sua morte. Ele relata ter observado em Buenos Aires a colocação de um cano espaçoso e resistente, fixado ao solo por estacas capaz de proteger a muda por anos.
Lembrei que dias atrás, um roçadeira tracionada por um trator, buscava aparar o gramado em frente ao bloco que resido. O porte da máquina era inadequado. Há muitas árvores e relevos variados. Lugares sofreram cortes profundos, outros não foram tocados.
Lembrei também da presença daquelas máquinas barulhentas em meados de setembro. É consabido que no final do período do inverno e da seca não há grama para cortar. Àquelas máquinas só puderam levantar poeira, O momento era totalmente inadequado.
O uso do equipamento adequado, os cuidados com outras espécies são condições para uma boa manutenção dos gramados. Em determinados momentos, sobretudo quando usam a roçadeira manual nas proximidade dos meios-fios são postos anteparos que protegem as pessoas e os veículos nas proximidades. A programação adequada evita riscos, reduzem os danos ao meio e o custo ao evitar ações inócuas.
25 Comentários