Paineiras, Seca e Motosserras
A Paineira Rosa, popularmente conhecida como barriguda, está presente nas áreas arborizadas pelo Departamento de Parques e Jardins- DPJ. O DPJ faz parte da Novacap e é encarregado de promover o planejamento, o plantio e a conservação das áreas verdes de Brasília.
Esta árvore, cuja floração está terminando neste mês de abril, atinge até 30 metros de altura, seu tronco pode chegar a 1,20 m e sua copa atinge 10,0 de diâmetro. Suas flores, nesta época substituem as folhas e toda a copa toma a cor rosa, um espetáculo deslumbrante.
Entretanto, são raras as paineiras observáveis em sua forma original em Brasília. Quase todas, assim como outras espécies, foram vítimas das motosserras daqueles que presumidamente deveriam preservá-las e defendê-las.
Artigo publicado pela Agência Brasília, órgão do Governo do Distrito Federal, em 23/07/2021 enfatiza a importância da arborização de Brasília na estação da seca, quando a umidade é muito baixa. Foi por este motivo que a Novacap empreendeu o trabalho de arborização plantando 5 milhões de árvores em todo o DF.
A Novacap não visava apenas a beleza. A evapotranspiração das árvores promove a troca de calor na estação da seca e a elevação da umidade do meio-ambiente decorrente da liberação, pelas árvores, de umidade retirada do subsolo. Podar de modo radical as árvores no DF, no final da estação das chuvas, é conspirar contra o conforto da população na estação da seca que irá se iniciar a partir de maio.
0 Comentário