Brasília e a Escolha do Representante Brasileiro ao Oscar
O processo de escolha do representante brasileiro no Oscar 2024, coordenado pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais teve início neste mês de agosto e deverá ser concluído em breve. Nesta segunda-feira, 28/08, foi divulgada uma lista dos inscritos que preencheram as condições para participar da seleção.
A escolha ocorrerá em dois momentos. No dia 05/09 serão selecionados seis filmes que continuarão na disputa. Em 12 de setembro se dará a escolha do representante do Brasil na disputa pelo título de Melhor Filme Internacional pelo Oscar 2024.
Os filmes selecionados, conforme o Regulamento da Academia Brasileira não poderiam ter sido exibidos em televisão aberta ou em plataformas OTT antes de seu lançamento comercial nas salas de cinema. Tampouco poderiam ter participado de seleção anterior.
A inscrição para seleção pressupunha o fornecimento de cópia do filme e de Certificado de Produto Brasileiro, emitido pela Ancine, documento comprovando a exibição comercial do filme durante 7 dias consecutivos, tais como, matérias da imprensa, críticas, borderô com relatório de público e receitas encaminhado pela distribuidora.
Fato relevante na seleção deste ano é a participação de dois filmes realizados por diretores de Brasília. São os filmes “O Homem Cordial” do cineasta Iberê Carvalho e “O Espaço Infinito” de Leo Bello. Estes filmes contaram com equipes brasilienses e de outros estados. Maira Carvalho fez a Direção de Arte e Janaina Ferreira, fez programação visual do filme brasiliense “O Homem Cordial”.
10 Comentários