Araucária do Parque da Cidade Sob Ameaça
Um Grupo de trabalho composto por integrantes da Secretaria de Esporte e Lazer – SEL, que administra o Parque da Cidade, Secretaria de Cultura e Economia Criativa – SECEC, Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil – NOVACAP e Instituto Brasília Ambiental decidiu pela remoção dos pinheiros do Parque da Cidade, sob a alegação de proteção da população que frequenta aquela localidade.
Imagino como aqueles órgãos resolveriam o problema dos acidentes causados no trânsito por veículos. Seguindo o mesmo padrão, os carros, ônibus, caminhões motocicletas seriam todos retirados das cidades, pelo número de prejuízos que causam.
A verdade é que a Araucária é uma árvore em extinção. Ela Existe há mais de 200 milhões de anos e pode atingir alturas de mais de 50 metros. Seu tronco pode chegar a 2,5 metros. É uma árvore que vive até 500 anos conforme estudo do fotojornalista Dida Sampaio.
A área plantada de araucária no Parque da Cidade tem 6,2 hectares. Ali estão 1.628 pinheiros com idade de 40 anos. Os idealizadores da derrubada pretendem vender 6.126,46 m³ de madeira com a remoção do bosque, segundo notícia a Agência Brasília.
Portaria do Ministério do Meio Ambiente MMA nº 148, de 7 de julho de 2022, altera os anexos da portaria 444 de 17 de dezembro de 2014 referentes à atualização às da Listas Nacional das Espécies Ameaçadas de Extinção inclui o Pinheiro do Paraná entre as Ameaçadas. O Clima e a paisagem de Brasília perderão muito com a remoção daquelas 1.628 árvores. O valor arrecadado com sua madeira não compensa a perda.
5 Comentários