Temporada dos Ipês
Deixei de circular pelas ruas por pouco mais de uma semana e nesta segunda-feira, 27 de maio, tive a grata surpresa de ver vários Ipês Roxos com a copa totalmente tomada pelas flores, como é comum nesta espécie. Em geral a temporada de floração começa em junho. Entretanto, quando o período seco se antecipa as folhas do ipê caem e dão lugar às flores.
A floração dos ipês é bastante variada. Os primeiros a florar são os ipês-roxos, o que ocorre em maio ou junho a depender do término das chuvas. Em seguida vêm as flores amarelas que permanecem de junho a agosto. O branco vem em seguida, em agosto e o ipê-rosa flora em setembro e outubro coincidindo com o começo das chuvas.
O ipê tem suas flores consideradas patrimônio nacional, assim como o pau-brasil é tido como a árvore nacional. O ipê tem seu nome originário da língua tupi. Ele é também conhecido como pau d’arco. Os indígenas usavam sua madeira para fabricar arco e flecha.
Algumas pessoas têm se disposto a colher as sementes dos espécimes que mantêm em seus quintais e procurado transformar aquelas sementes, com sucesso, em mudas de ipês. Há relatos de grupos que se formam para o plantio daquelas mudas em áreas públicas.
Foi instituído, com caráter oficial, o primeiro domingo de dezembro de cada ano como “O Dia de Plantar no Distrito Federal”. Representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal do DF, do Instituto Brasília Ambiental, do Instituto Regenerativo Tempo de Plantar e do Movimento Regenerativo Tempo de Plantar, estabeleceram um Grupo de Trabalho com o propósito de organizar ciclos de plantio no DF.
0 Comentário