Ipê Roxo Tem Duas Florações
As flores características Ipê Roxo aparecem a partir de junho. Não aparecem todos ao mesmo tempo. Por motivos que desconheço, alguns floram primeiro, mesmo estando próximos de outros. Sua floração dura um tempo razoável e, ao meados. de julho, pelo menos aqui no planalto central. A segunda floração pode avançar até o final de agosto.
Não é difícil constatar que se trata da segunda floração. As bagas de sementes estão nas extremidades das galhas. As bagas se formam nas flores quando as flores começam a cair. A literatura nos informa que apenas os Ipês Roxo e Amarelo têm uma segunda floração.
Os Ipês ocorrem em todo o Brasil sendo maior a concentração no oeste da Bahia, no Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Argentina, Sul da Bolívia, Leste do Paraguai e no Uruguai. Na Argentina e no Paraguai ele é chamado de Lapacho e Lapacho Negro.
Em Altamira, município no sudoeste do Estado do Pará, há uma floresta – a Floresta MACAPUCHI – considerada a maior floresta de Ipês do Brasil, onde ocorrem a maioria das espécies de Ipês, Roxo, Amarelo Branco, Rosa etc.
Os Ipês, pela beleza de sua floração, independente de suas cores, são muito utilizados no paisagismo, principalmente em espaços onde ele não precisa concorrer com edificações. Nos campos as populações usam, conforme registros, sua casca e folhas para fins medicinais, por sua ação anti-inflamatória, analgésica, diurética e anticancerígena.
0 Comentário