Cultura Ameaçada no Eixão do Lazer
Um ataque ao movimento cultural de cunho popular no Eixão do Lazer foi o resultado da fiscalização realizada pela Secretaria DF Legal no primeiro domingo de setembro, em conjunto com a PMDF, DER e Administração do Plano Piloto. O propósito seria verificar as licenças dos vendedores ambulantes, bem como coibir a venda de bebidas alcoólicas.
O Eixão do Lazer é uma atividade que ocorre desde 14 de junho de 1991. Pode-se dizer que a proposta foi aprovada por toda a população. Desde o primeiro momento os moradores da vizinhança passaram a usar o Eixão para exercícios e suas margens para atividades lúdicas tais como audição musical, apresentações artísticas e gastronomia.
Em 2012, 14 de fevereiro, o Governo do Distrito Federal, juntamente com a Câmara Legislativa, editou a Lei 4.757 estabelecendo que os Eixos Rodoviários Sul e Norte ficariam liberados para a população no horário entre as 6h e 18h.
O Governo de Ibaneis Rocha editou, em 09 de junho de 2020 o Decreto Nº 40.877 que reiterou os termos da Lei 4.757 e destinou além do Eixo Rodoviário (DF-002), o uso da via W3 Sul para o lazer da população nos domingos e feriados.
A ação do GDF no dia 1º/09 foi inesperada. Não havia qualquer indicação de que o Governo teria o propósito de alterar as condições vigentes nestes 33 últimos anos. Por outro lado, a mudança das condições de uso, com certeza seria mais bem recebida se precedidas por ampla discussão com a comunidade, que aderiu à prática com satisfação.
0 Comentário