Criatividade Marca Nova Economia
O canal de TV ESPN Brasil apresentará nesta quinta-feira, 5 de julho, às 18 horas, o filme “Maria Lenk – A Essência do Espírito Olímpico”. O filme será reprisado no ESPN HD, no dia 17 de julho, às 23h30. Ele trata da trajetória da atleta que, aos 17 anos, em 1932, tornou-se a primeira mulher sul-americana a participar das Olimpíadas.
O filme, dirigido por Iberê Carvalho, foi produzido pela Pavirada Filmes e Produções. Selecionada por meio de concurso público de âmbito nacional, foi a única produtora fora do eixo Rio-São Paulo, a participar do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro. As filmagens foram realizadas no Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e nos Estados Unidos da América: Flórida e Colorado.
A produção de cinema e vídeo é uma das 13 atividades incluídas na Economia Criativa pelo autor inglês John Howkins no livro “The Creative Economy” publicado em 2001. As demais são arquitetura, publicidade, design, artes, antiguidades, artesanato, moda, televisão, editoração e publicações, artes cênicas. Rádio, softwares de lazer e música. Segundo ele, as pessoas da nova economia podem lucrar usando apenas seus cérebros.
A economia criativa contempla setores que têm sua origem usando o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como principais recursos produtivos. O consultor Ken Robinson, especialista em criatividade, explica que há três palavras-chave para explicar a nova economia: a primeira é imaginação; a segunda é criatividade; a terceira é inovação.
O Ministério da Cultura lançou o Plano da Secretaria da Economia Criativa 2011 a 2014 com as estratégias: levantamento de informações e dados; articulação e estímulo a empreendimentos criativos; formação para produção e distribuição de bens e serviços criativos. Caberia ao governo local articular-se com o Ministério da Cultura de modo a fortalecer aqui esta economia. Brasília é um centro de criatividade.
2 Comentários