theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Tempo e Saúde

Ano de tempo atípico. Choveu em maio, em junho e em julho, o que não era esperado. O comum é parar de chover ali pela terceira semana de abril e depois somente e com sorte na entrada da primavera. Em outubro é seguro que chove.

Esse tempo mudado deixou a natureza meio que atônita. Os ipês roxos que fazem o inicio da temporada das tabebuias e que florescem em junho, vieram dar o ar da graça em julho e ainda há alguns que ainda mantêm cachos. Os ipês amarelos, tabebuia chrysotricha, que inundam de flores a cidade em julho aparecem agora timidamente, nenhum deles com a copa toda tomada de flores.

Esse tempo virado nos pegou de jeito. Metade da família caiu gripada. Há anos que eu não sabia o que era isso. Alguns com sinusite, outros com tosse alérgica, todos com muita tosse. Ficaram de cama o netinho de oito meses e a netinha, os pais e os avós. O
maior desconforto, além da febre é a tosse que acorda na madrugada, irrita e faz doer a garganta e os músculos do tórax e interrompe o sono.

Cada um buscou um tipo de socorro médico. Os que têm plano de saúde procuraram os serviços e receberam atendimento correto. Eu mesmo, já no inicio da noite, levei uma paciente ao hospital particular para atendimento pelo plano de saúde. Ela foi atendida em pouco tempo, diagnosticada e medicada.

Outra paciente, que não tem plano de saúde foi levada ao posto de saúde próximo a sua residência na Asa Norte. Ela foi atendida com a mesma rapidez do hospital particular, A médica identificou possível sinusite e suspeitou problemas pulmonares. A paciente foi enviada ao Hran onde fez os exames, voltou ao posto de saúde e foi diagnosticada.

Eu, não tendo plano de saúde marquei consulta particular com o otorrino, visto que não sentia febre. Parecia algo alérgico. O otorrino atendeu na hora, confirmou as suspeitas e prescreveu antialérgicos e soro para limpeza do aparelho respiratório superior. O otorrino comentou que o número de afetado pela secura e o clima em geral era grande.

Temos noticias, não confirmadas pessoalmente, de que à noite e de madrugada o atendimento pode não ter a mesma presteza. Há relatos de falta de atendimento fora de centro, mesmo durante o dia. Toda esta epopeia evidencia que o tratamento ambulatorial da Secretaria de Saúde, dos Planos de Saúde e das Clinicas Particulares estão se dando satisfatoriamente no Plano Piloto.

Crônica anterior
Dor, Fiscalização e Normas
próxima crônica
Bem Vigiado
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

2 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1