A Covid 19 veio para ficar
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal está chamando as pessoas com mais de 60 anos para a aplicação da quinta dose, com a vacina Pfizer bivalente que cobre a variante original da Covid 19 e contra a cepa Ômicron. Há uma preocupação para que todos façam o reforço, mantendo assim o controle da virose.
Também estão sendo chamados a se vacinarem os quilombolas, os indígenas, ribeirinhos e pessoas imunocomprometidas com idade acima de 12 anos. O atendimento está disponível em vários locais no Distrito Federal. A lista dos locais está na página da SES.
Este carnaval levou um grande número de pessoas para as ruas, para as festas. Vendo aquela multidão se divertindo sem máscara, abraçados e cantando sem receio, fui levado a crer que poderia ocorrer um elevado número de contaminações.
Realmente teria sido constatado um aumento de 20,2% nos índices de positividade nos testes durante a semana de 17 a 23 de fevereiro, uma semana depois da semana de carnaval que se deram no intervalo de 10 a 16 de fevereiro. Este índice poderia preocupar caso o nível de vacinação fosse muito baixo.
A grande notícia é que não houve nenhum óbito por Covid 19 desde 28 de fevereiro deste ano. Mas isso não é motivo para que a população negligencie a vacinação até a erradicação final do vírus, assim como ocorreu com a poliomielite, com o sarampo e outros. A vacinação prova mais uma vez que a ciência é a melhor forma de enfrentar as questões de saúde.
35 Comentários