Alugar ou Construir?
Os últimos governantes do Distrito Federal têm preferido alugar imóveis esparsos a fixar suas atividades nos locais a elas reservados. Essa opção não é nova, mas se acentuou nos últimos exercícios. A população é levada a se informar quanto à localização e quanto à denominação sempre que necessita de um serviço governamental.
O anexo do Palácio do Buriti deveria ter sido construído desde os anos 70 o que não ocorreu até os dias de hoje. A construção de um novo prédio projetado para atender as demandas da administração do Distrito Federal permitiria fazê-lo de modo a atender adequadamente as pessoas que demandam os serviços do governo.
O custo de construção de escritórios gira hoje em torno de 2 mil reais o metro quadrado. Considerando que o governo local dispõe dos terrenos, a construção de prédios concebidos para suas atividades, traria custo reduzido e adequação de espaço. O custo de aluguel de salas para escritórios está hoje por volta de 60 reais o metro quadrado. Os prédios alugados pelo governo estão avaliados em 6 a 10 mil reais o metro quadrado.
Ora, se o Governo já é dono dos terrenos de que necessita, só precisa construir os prédios. Assim, se consideramos os custos de aluguéis cobrados hoje e os que custaria para o governo construir suas sedes, chegaríamos à conclusão que o governo está pagando até 3 % de aluguel mensal e que, com esse dinheiro ele poderia amortizar o custo dos novos prédios em apenas 33 meses.
Mesmo que o governo resolvesse tomar emprestado o dinheiro para a construção dos novos prédios e viesse a pagar 12% ao ano de juros, em um prazo de 120 meses, amortizando 0,8% ao mês e pagando 1% de juros sobraria ainda quase a metade dos recursos hoje gastos com aluguéis.
A opção de construir é sem dúvida a melhor, até porque assim o governo deixará o patrimônio para as futuras gerações. No Setor de Garagens Oficiais, por exemplo, há espaço para abrigar as atividades do governo espalhadas no Distrito Federal.
3 Comentários