Apresentações Culturais em Brasília
Apresentações teatrais que demandem amplo espaço têm sido raras em Brasília. Para acolhimento da peça estrelada por Matheus Solano, um ator nascido nesta cidade, foi necessário o Auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimaraes. O Auditório tem 1.030 poltronas. Estava lotado durante encenação neste fim de semana (23/07).
Havia congestionamento na via de acesso ao Centro de Convenções desde a Feira da Torre. Os estacionamentos das cercanias estavam bloqueados, o que obrigava a todos estacionar em frente ao prédio onde a área foi transformada em estacionamento pago.
Interessante a privatização do estacionamento. O Centro de Convenções é uma edificação pública, isto é patrimônio público, gerido pelo governo local. O estacionamento é público, bem de uso comum do povo. Como bem de uso comum da população não pode ser privatizado. O uso daquele estacionamento estava sendo cobrado, como se fosse privado.
Assim como o Centro de Convenções, o Cine Brasília e o Espaço Cultural Renato Russo são hoje geridos por terceiros que objetivam lucro e não necessariamente a promoção de atividades culturais de interesse da população.
Segundo publicação do G1, veículo da Organização O Globo, o governo do DF teria decidido privatizar o Centro de Convenções Ulysses Guimaraes após estudos de viabilidade terem sinalizado que aquele espaço consegue gerar lucro por conta própria. Uma vez privatizado o objetivo deixa de ser o de atender a população, e sim, gerar lucro.
0 Comentário