theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

As Flores e Cores dos Ipês

Finalzinho de maio, entrando em junho e as folhas dos Ipês Roxos da Asa Norte começaram a cair e dar lugar às flores, iniciando assim, a temporada multicor dos Ipês, árvore símbolo do Brasil e paixão de muitos dos brasilienses. A temporada do Ipê Roxo se estende até agosto. Uns florescem antes e outros em seguida. O Ipê é uma caducifólia, ou seja, ele perde todas as folhas. As folhas que caem dão lugar às flores.

O ipê roxo é aquele que começa a temporada. Depois dele virá o amarelo, com uma explosão de luz, no final de julho e agosto. Em setembro e outubro ocorre o ipê branco- róseo. Sua flores tem um caráter delicado. O último a florir, entre aqueles que compõem a flora de Brasília, em outubro e novembro, é o Ipê Rosa.

A página na internet, denominada Cerradania, em publicação de 31 de dezembro de 2017, informa que Brasília terá o Ipê Vermelho cuja floração se dá em agosto e setembro. Ele é oriundo do Vale do Jequitinhonha, transição entre o cerrado e a caatinga. Teremos que esperar alguns anos pois à época da publicação eram mudas.

O livro Árvores Brasileiras, de Harri Lorenzi, lista 45 variedades de Ipês: 7 amarelos, batata, bóia, 4 brancos, cabeludo, cascudo, cavatã, claro, comum, cumbuca, da serra, da várzea, da flor verde, de Minas, do brejo, do campo, do cerrado, do morro, felpudo, mamona, mandioca, mirim, ovo de macuco, pardo, peroba, preto, rajado, rosa, roxo, roxo da mata, roxo da bola, roxo sete folhas, roxo do grande, tabaco, una e verde.

Crônica anterior
A Vulnerabilidade do Abastecimento
próxima crônica
O dia em que o DF revogou a União
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

15 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1