Astronomia nas Áreas Urbanas do DF
Quem chega a Brasília à noite se depara com a profusão de luzes de suas áreas urbanas. As luminárias nem sempre têm refletores que dirijam as luzes paras as vias e logradouros onde se quer iluminar. Muito do fluxo luminoso é voltado para as laterais e para o alto com desperdício de energia. Fosse o fluxo luminoso todo refletido para o solo ou para objetos que se quisesse iluminar o consumo de energia seria bem menor.
As luminárias que se voltam para as laterais e para o alto iluminam partículas resultantes da poluição e moléculas de água em suspensão na atmosfera. O firmamento se torna invisível a olho nu ou mesmo para aqueles que dispõem de lunetas ou telescópios. A substituição paulatina das luminárias restituiria a paisagem do cosmo.
Brasília tem um céu de rara beleza quando observado a partir de áreas desprovidas de iluminação. Durante o período da seca, aquele em que há menor presença de umidade na atmosfera e ausência quase total de nuvens a Via Láctea pode ser observada sem o uso de instrumentos.
Há um número significativo de observadores astronômicos em Brasília. Foi aqui criado o Clube de Astronomia de Brasília que realiza curso, encontros e outas atividades. Seus integrantes, apesar da presença da iluminação pública, afirmam que Brasília é uma das cidades com melhores condições para observação a partir do meio urbano. Os largos espaços, a vegetação abundante, o baixo nível de poluição atmosférica e um céu estável propiciam boas condições de observação.
As agências espaciais têm se valido de observadores amadores na busca de planetas em nosso sistema solar e em outros onde podem haver planetas passiveis de abrigar vida, de cometas e especialmente meteoros que podem significar perigo à terra. Esses meteoros viajam pelo espaço e velocidades muito altas e um possível choque com a terra não é descartado. Sua identificação poderia ensejar ações de proteção a vida na terra.
Observadores de Brasília apontam a Praça dos Três Poderes como um local razoável para observações urbanas. Há pouca iluminação e boa segurança. Creio que trechos do Eixo Monumental reúnam condições aceitáveis a observações. Mas as melhores condições estão nos locais elevados das áreas rurais das saídas Norte e Sul. Ali a poluição é menor, há pouca fuligem dos veículos a combustão e a iluminação não interfere diretamente. Pode-se ver o céu de Brasília em todo o seu esplendor.
Ilustração do uso correto da iluminação para áreas externas – Fonte: Labjor
2 Comentários