Aulas Presenciais em Tempos de Pandemia
O Governo do Distrito Federal estuda reiniciar as aulas presenciais no Ensino Fundamental e Médio em 8 de março próximo. Esse propósito dependeria do arrefecimento da pandemia. Tudo indicava que o pior havia passado, mas não é o que está ocorrendo. O número de mortes nos últimos dias tem superado todas as médias anteriores.
O início da vacinação seria uma esperança, ainda que todas as projeções não identifiquem possíveis datas para imunização de toda a população nacional, pois não há vacinas contratadas em números que permitam atendimento satisfatório.
Mesmo que tenhamos vacinas em número suficiente para atender toda a população do país e que fossem aplicadas um milhão de doses a cada dia, levaríamos mais de um ano para vacinar todos os brasileiros e acabar de vez o risco de contaminação.
As vacinas existentes não foram testadas em menores de 18 anos, por questões éticas. Desta forma, os alunos do Ensino Fundamental e Médio somente serão vacinados quando superada esta questão e provavelmente serão os últimos a receber a proteção.
As medidas de proteção preveem o afastamento de dois metros entre pessoas em ambiente fechado. Desta forma, as salas de aulas receberiam, no máximo, dez alunos e alunas por sala. Para atender a regra, o GDF precisaria triplicar o número de salas de aulas e de professores o que seria impossível. Seria prudente não reiniciar as aulas presenciais.
2 Comentários