theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Baixa Umidade no Inverno e a Saúde

Tenho observado, mesmo com índices de umidade relativa do ar abaixo de 36%, que pessoas continuam a fazer exercícios pela cidade. O esforço mais comum é a corrida, em geral praticada ao longos dos eixos auxiliares. Alguns se aventuram em tais esforços por volta do meio-dia, horário em que a umidade relativa do ar cai aos níveis mais baixos.

Observei, também, que boa parte daqueles atletas não portavam recipientes de água ou qualquer outro líquido. Vale lembrar que a Defesa Civil do DF recomenda que, durante o inverno, não se pratique quaisquer esporte no intervalo entre as 10 e as 17 horas, período em que a seca normalmente se apresenta mais severa.

Quando a umidade relativa do ar fica abaixo de 12% por dois ou mais dias a Defesa Civil declara estado de emergência. Períodos em que a umidade relativa do ar permanece baixa por mais de três dias consecutivos são caracterizados como estado de alerta.

No período das secas alguns cuidados devem ser tomados. Tais como: evitar o ar-condicionado, que retira a umidade do ar, manter a pele hidratada, usar chapéu, beber pelo menos 6 copos de água por dia e se possível carregar uma garrafa de água etc.

Em 9 de Setembro de 2011 as Secretaria de Educação, Governo e de Segurança Pública e Defesa Civil, através de Portaria Conjunta, suspenderam as atividades das instituições de ensino do Distrito Federal pois a umidade relativa do ar se mantinha entre 12% e 20% por mais de 3 dias. Os cuidados com a saúde devem se estender a todos.

Crônica anterior
Apaixonados por Ipês
próxima crônica
Ecoturismo na Chapada dos Veadeiros
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

3 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1