Brasília Produzirá Vacina Contra Covid-19
A partir de sexta-feira desta semana, 15 de janeiro, começa a produção da vacina Sputnik V em Brasília, conforme informação da farmacêutica nacional União Química. Ela manterá uma unidade de produção no Polo de Desenvolvimento JK, Trecho 1. Contudo, as vacinas produzidas em Brasília se destinam à Argentina, à Bolívia e à Venezuela, países que já iniciaram vacinação.
A União Química solicitou à Anvisa a autorização do inicio da fase 3 dos testes da Sputnik V em dezembro passado. Ela pretende fazer os procedimentos junto à população do DF. O começo depende da relação de documentos que será expedida pela Anvisa.
A vacina Sputnik V é utilizada, hoje, por 49 países tais como Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, China, Catar, Portugal, Argentina, Reino Unido, Dinamarca, Grécia, entre outros, de quase todos os continentes, a exceção da Oceania e África.
Há uma preocupação generalizada com o número de mortes provocadas pela Covid-19. Com o recrudescimento da contaminação pela doença em todo o mundo, existe o entendimento de que somente a vacinação em massa permitirá conter o coronavírus, o que permitiria a volta à normalidade e à retomada da economia.
O Governo do Distrito Federal, por sua Secretaria de Estado de Saúde divulgou recentemente o Plano Distrital de Vacinação contra a Covid-19 onde é descrito o zoneamento, a infraestrutura e os grupos prioritários. Não foi definida data de início.
3 Comentários