Calor Inesperado e Sufocante no Inverno do DF
O último sábado, 23 de setembro, registrou a mais alta temperatura do ano no Distrito Federal. Trata-se de algo inesperado para o segundo dia da primavera. O inverno local, de 2023, transcorreu com altas temperaturas, mesmo comparadas com aquelas registradas na estação do verão. A baixa umidade manteve-se nos níveis dos anos anteriores.
Desastres na forma de incêndios devastadores atingiram países situados no hemisfério norte como o Havai, Canadá e Grécia o que reforça a ideia de que todo o planeta passa por processo de aquecimento. Tal processo seria decorrente do uso de combustíveis fósseis geradores lançadores de dióxido de carbono na atmosfera.
Organizações voltadas para a redução do aumento das temperaturas do planeta estabelecem, sempre, correlação entre o aumento do uso de derivados de petróleo e a elevação das temperaturas em todos os continentes.
Essa constatação nos encaminha para reduzir o uso de veículos movidos a combustíveis fósseis, tais como diesel, gasolina, querosene e outros, reduzir as usinas geradoras de energia elétrica movidas por aqueles combustíveis e carvão de rocha.
Além desses cuidados com dióxido de carbono, os estudiosos são unânimes em recomendar o plantio de árvores e outras espécies vegetais. As plantas absorvem carbono do ar e o transforma. A fotossíntese é uma tecnologia poderosa a nós legada pela natureza. Cumpre ao GDF, á Novacap promover o adensamento das áreas plantadas de todo o DF de modo a, no futuro próximo promover a melhoria do clima local.
3 Comentários