Censo Demográfico e Infraestrutura Urbana
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE anunciou o início dos trabalhos do Censo Demográfico na segunda-feira, dia 20 de junho de 2022 com a Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios. O Censo é realizado a cada 10 anos. Os dados coletados servirão de base para a elaboração de políticas públicas.
A Pesquisa Urbanística teve início em 2010. Neste ano serão investigados dez quesitos, três deles novos: capacidade da via, pavimentação da via, bueiro/boca de lobo, iluminação pública, ponto de ônibus/van (novo), via sinalizada para bicicletas (novo), existência de calçada, presença de obstáculo na calçada (novo), rampa para cadeirante, arborização.
Os novos quesitos estão relacionados com a mobilidade urbana, transporte público e privado, pontos de ônibus/van, vias e sinalização das vias para bicicletas, a existência de calçadas e de presença de obstáculos nas calçadas.
Via de regra o Censo no Brasil é realizado no primeiro ano da década. O orçamento fiscal do Governo Federal no ano 2021 não previu recursos para sua realização. Eles foram incluídos no orçamento de 2022 em razão da forte pressão da sociedade.
O Censo Demográfico é uma ferramenta essencial para o planejamento. A inclusão da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios dá aos municípios uma visão clara das necessidades de cada logradouro. Entretanto, dada a periodicidade de 10 anos entre os levantamentos os municípios e o Distrito Federal terão que fazer o acompanhamento cotidiano com equipes próprias e permanentes,
0 Comentário