Clima de Calamidade em Todo o Planeta
O noticiário desta segunda-feira, 16 de setembro de 2024 dispensou parte significativa de seu tempo para noticiar calamidades em todo o planeta. Alagamentos na Europa e Ásia, secas, incêndios e vendavais em vários países. O que chamou mais atenção especialmente do brasiliense, foram as queimadas, com foco maior no Parque Nacional de Brasília.
As queimadas no Distrito Federal não se restringiram ao Parque Nacional de Brasília, também conhecido como Água Mineral. O fogo atingiu ainda São Sebastião, Brazlândia, Sobradinho, Planaltina, Gama, Estrutural, Noroeste, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas e outras regiões não divulgadas.
A fumaça cobriu a cidade e o incômodo foi tamanho que o próprio Presidente Lula, junto com sua cônjuge, Janja da Silva noticiaram ter sobrevoado o Parque Nacional de Brasília para avaliarem de perto a extensão da área tomada pelo fogo.
Somaram-se à fumaça as altas temperaturas de até 34° e a baixa umidade relativa do ar, 7% em Brasília. Esta combinação expõe a população a desconfortos. Dentre os problemas decorrentes do ar poluído e carregado por conta de incêndios estão quadros de bronquite aguda, sinusite, conjuntivite e até infecções de pele.
Os incêndios em zonas urbanas, diferentemente das áreas rurais onde têm objetivos de facilitar o manejo ou mesmo de eliminar a vegetação, inclusive as florestas em geral são provocadas por motivação ilegal ou mesmo criminosa.
0 Comentário