Comissão Avaliará Ocupação do Centrad em Taguatinga
Nesta segunda-feira, 19 de abril, foi instituída uma Comissão com a incumbência de avaliar a ocupação do CENTRAD – Centro Administrativo construído em Taguatinga. A obra de 182 mil metros quadrados teria sido idealizada para abrigar todos os órgãos da administração pública do Distrito Federal.
O terreno, localizado perto de uma estação do Metrô e da rodoviária, teria espaço físico suficiente para ocupar os inúmeros órgãos da administração do DF que estão espalhados por imóveis privados alugados, a um custo nunca inferior a R$ 30,00 o metro quadrado.
A ideia de construir o CENTRAD vem da época do governo de José Roberto Arruda. O terreno foi cedido pela TERRACAP e os recursos para a construção foram obtidos pelas construtoras Odebrecht e Via Engenharia em uma Parceria Público Privada, com financiamento advindos da Caixa Econômica Federal e Banco Santander.
As empresas receberiam pela ocupação do imóvel, pelo GDF, uma taxa correspondente ao aluguel e conservação do imóvel e, após 20 anos o imóvel seria repassado ao Governo. O empreendimento foi alvo de denúncias de corrupção.
A criação da Comissão poderá indicar modos de superar os impasses criados, tanto quanto a pertinência de sua locação em uma cidade satélite, os valores contratados e o modelo de parceria. Há muitos recursos envolvidos. O prédio pronto deve receber uma destinação.
3 Comentários