Cortes de Energia Recorrentes
Uma vista ao site https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/topicos/ceb/ permite verificar a existência de 28 noticias de corte de energia no Distrito Federal no período compreendido entre 1º de janeiro e 15 de fevereiro. Cada uma dessas noticias dá conta do corte do fornecimento em uma ou até seis cidades do DF.
A maioria dos cortes no fornecimento de energia a bairros ou cidades inteiras, segundo as notícias acima citadas, teriam por motivação a reparação ou substituição de postes, fiação, transformadores, trecho das redes existentes.
O Distrito Federal contava com planos de contingência que previam a redundância das redes de modo a transferir automaticamente o transporte da energia para uma rede paralela sempre que um trecho sofresse danos evitando assim a interrupção do fornecimento.
Quando não há esse dispositivo de segurança corre-se o risco de ocorrer a interrupção no fornecimento de energia, como ocorreu em Macapá. Lá a estação de rebaixamento da tensão da energia recebida deveria funcionar com três transformadores em paralelo. Caso houvesse pane, um substituiria o outro. Só havia um funcionando, parou e veio o blackout.
Nestes tempos de pandemia, em que todos trabalham ou estudam em casa, utilizando computadores e outros aparelhos que dependem de energia elétrica, cortar o suprimento de energia é isolar as pessoas, excluindo-as de suas atividades. As redes no Distrito Federal deveriam contar com redundância de modo a garantir a energia de forma segura.
2 Comentários