theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Corujas e Meio Ambiente

Um casal de corujas resolveu fazer seu ninho no talude do Eixão Norte, numa parte íngreme que fica acima da tesourinha que dá acesso ao Eixinho Leste, sentido Rodoviária, ao lado do viaduto que sobe para a Quadra 106 Norte. Entenderam que por ali não passaria ninguém ficando os filhotes a salvo de ataques ou bisbilhotices.

Os ninhos da corujas Athene cunicularia, ou corujas- buraqueiras são feitos em tocas aproveitadas de outros animais ou escavadas por elas próprias. Neste caso, cavam os buracos (ninhos) com as garras e os bicos, que podem medir de 1,5 a 3 metros de profundidade. Os ninhos são forrados com folhas e capim secos.

Alguns afirmam que elas formam seus ninhos a partir de abril. Outros, que nidificam no período seco, como ocorre neste caso. A fêmea choca os ovos e o macho se encarrega de buscar alimentos. Os ovos, de 6 a 8 em média, eclodem com 28 dias.

Nos primeiros dias os filhotes têm os olhos fechados e são cuidados pela mãe. A partir dos 14 dias os filhotes já ficam na entrada da cova, com 60 dias já estão caçando insetos. Após o nascimento dos filhotes o macho continua na sua tarefa de alimentá-los e os dois permanecem na entrada da toca.

As corujas buraqueiras se alimentam de insetos (formigas, cupins, aranhas, escorpiões etc.), cobras, ratos, aves e outros pequenos animais. Elas atraem os insetos para junto da toca com o cheiro dos excrementos. No caso específico dos escorpiões as corujas estão entre os poucos predadores daquele inseto que causa muitos acidentes no Distrito Federal.

As corujas não atacam as pessoas e em geral não são atacadas. Quando há uma aproximação elas emitem sons estridentes e fazem voo rasante sobre o intruso. Pois bem, nossas corujinhas sentiam-se a salvo até que apareceram algumas pessoas para cortar as árvores situadas ao lado da toca. Várias árvores foram cortadas rés ao chão, sem razão aparente. As corujinhas não mais deram as caras.

Crônica anterior
Lei Orgânica e Presença do Estado
próxima crônica
Danos Desnecessários na 405 Norte
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

2 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1