theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Crescimento Populacional e Ocupação do Território

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE verificou uma queda no crescimento populacional do DF no período de um ano, entre os anos de 2020 e 2021 quando o índice estimado de novos habitantes, referente a 1º de julho de 2021 foi de 1,27% equivalente a 39.176 novos moradores.

Em 2018, o índice de crescimento populacional do Distrito Federal, segundo o IBGE era de 2,19 % ao ano. Já naquele ano as taxas de crescimento vinham declinando, mas ainda era uma das maiores do país e superior às das grandes concentrações urbanas.

O crescimento populacional implica necessariamente em ampliação das áreas de habitação, trabalho e outras atividades urbanas. Implica também na oferta de serviços públicos como saneamento, distribuição de água potável e energia, coleta de águas pluviais, serviços de transportes, atendimento à saúde, educação e outros.

Quando tais serviços não são ofertados de forma ordenada a população tende a ocupar os espaços de alguma maneira, em geral em confronto com o disciplinamento existente, criando as invasões, a subdivisão de áreas rurais, o parcelamento irregular.

Não se tem notícias de novas áreas de ocupação ofertadas pelo Governo do Distrito Federal. Tal ausência da participação por parte do governo na solução desta questão tão importante para a manutenção da qualidade de vida em seu território, poderia ser vista como resultante do não conhecimento de tais problemas por parte do governo.

foto: JP Rodrigues

Crônica anterior
Patrimônio Histórico e Ocupação do Eixo Monumental
próxima crônica
Inundações em Cidades da Bahia
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

4 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1