Dengue Tem Aumento de 207% no Início do Ano
Os casos de Dengue tiveram aumento de 207% na primeira semana de 2024 em relação a 2023. Foram constatados 2.152 casos nos dias entre 31 de dezembro de 2023 e 6 de janeiro de 2024, contra 669 no mesmo período de 2023. Segundo o Ministério da Saúde, o DF, Paraná e Rio de Janeiro são os que apresentaram os maiores aumentos dos casos.
A dengue apresenta os seguintes sintomas: febre alta (38°C ou mais), dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça; manchas vermelhas no corpo.
Estão circulando 4 variedades ou sorotipos da doença. Isto torna suscetíveis a contrair a doença um maior número de pessoas. Segundo os especialistas as pessoas que já tiveram dengue anteriormente estão mais propensas a serem infectados com maior gravidade.
A Secretaria de Saúde não tem disponível, ainda, vacinas para atender a população. O Ministério da Saúde irá disponibilizar a partir de fevereiro 5 milhões de doses da vacina Qdengue que serão administradas inicialmente nas regiões-alvo. As faixas etárias entre 4 anos e 60 anos são aquelas atendidas nos primeiros momentos.
É recomendado que toda a população participe das ações de prevenção da doença evitando a proliferação do aedes aegypti, mosquito transmissor desta e de outras doenças. A forma mais eficaz de prevenção é evitar o armazenamento de água em recipientes como toneis e caixas sem tampa, evitar o empoçamento etc.
0 Comentário