Desvios no Trânsito Penalizam Usuários
Os motoristas que passam pelo Setor Policial Sul, seja saindo da Avenida W3 Sul ou na direção Eixão e Estrada Parque Indústria, vêm utilizando desvios desde fevereiro de 2008. Ali havia um viaduto que permitia a passagem daqueles que saiam da W3, sentido saída Sul sem conflito com quem trafegava na ESPM.
As obras foram iniciadas sem que o processo licitatório estivesse de acordo com a legislação. Dois dias após o inicio do processo licitatório o MPDFT entrou com ação entendendo que os estudos que compunham o Edital não permitiriam a perfeita execução da obra. Mesmo assim, o viaduto do final da W3 Sul foi demolido.
As obras deveriam ter sido retomadas em julho de 2010, conforme Matriz de Responsabilidade da União. Fez-se uma primeira revisão do documento em novembro de 2011 prevendo que as obras reriam retomadas em dezembro daquele ano e seriam concluídas em dezembro de 2013. Agora o inicio das obras está previsto para agosto deste ano.
Independente de estar o VLT pronto quando da realização da Copa, seria desejável que os trabalhos de obra fossem iniciados pela conclusão do viaduto no final da W3 Sul. Essa é a intervenção no sistema viário que mais causa transtorno aos usuários de outros modos de transporte, ônibus ou automóvel.
Obras públicas têm sido vítimas da má fé dos que são responsáveis por sua realização. Seus custos são onerados por vícios, pela demora na execução e pela necessidade de ajustes de modo a atender a normas a que estavam sujeitas desde o inicio.
Precisamos de normas de contratação de serviços que regulem sem margem de dúvidas as condições para licitar obras ou serviços que, uma vez licitados, regulem sua execução sem risco de interrupção. E se ainda assim houver vicio, que as obras não sejam interrompidas, mas que recaia sobre os envolvidos todo o peso das responsabilidades pelos danos causados. Assim a população deixará de ser a única penalizada.
4 Comentários