theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Duplicação da DF – 001 nas Nascentes do Ribeirão Taboquinha

Condomínios ao longo da DF-001 situados entre o balão da EPJK e o encontro das vias DF – 001 e a QI 29 do Lago Sul estão exultantes com a duplicação daquela via. São vários os condomínios que a utilizam, entre outros o Solar de Brasília, Ville de Montagne, Mansões Itaipu, Solar da Serra, Quintas da Alvorada e outros junto do São Bartolomeu.

A duplicação da pista permitira a separação dos acessos do Condomínio Ville de Montagne, do Solar da Serra e das Mansões Itaipu. Ali, naquele acesso, funciona um mercado. Não há sinalização que estabeleça prioridade entre a entrada e saída de veículos. O número de automóveis que por ali trafegam justifica a realização das obras.

A DF – 001 é também denominada Estrada Parque Contorno. Ela circunda toda a bacia do Lago Paranoá e tem 134 km de comprimento. Seu trajeto é definido pelo divisor de águas da bacia do Lago Paranoá.

Por estar no divisor de águas, ela liga os pontos mais altos do Distrito Federal. Podemos ver, de qualquer ponto de Brasília, a linha do horizonte definida pelo divisor de aguas da Bacia e é ali que está a Estrada Parque Contorno.

Eu conversava a respeito com um amigo, o arquiteto Antônio Carlos Carpintero, sobre o formato da bacia e o fato de Brasília ser circundada por altitudes maiores que a da cidade, em todas as direções, exceto na Barragem do Paranoá, permite conjecturar que sua topografia resulte dos choque de um asteroide há tempos passados.

Crônica anterior
Tragedia da Exclusão Urbana
próxima crônica
Chuvas no Mês de Junho em Brasília
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

2 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1