Eclipse Solar Visto da Praça do Cruzeiro
O chamamento para acompanhar o eclipse solar, a partir da Praça do Cruzeiro teve forte repercussão junto à população do Distrito Federal. Estima-se que lá passaram mais de 3.000 pessoas. As famílias levaram as crianças. Os pipoqueiros, os vendedores de sorvetes e de outras guloseimas também acreditaram e lá estavam presentes.
O chamado para o evento partiu da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, via Planetário de Brasília em parceria com o Clube de Astronomia de Brasília. Eles se fizeram presentes com a distribuição de óculos especiais que permitiam a observação direta do eclipse e disponibilização de algumas lunetas dotadas de filtros.
Cumpre lembrar que a Praça do Cruzeiro, localizada acima do Memorial JK é o ponto mais alto de Brasília. Está a 1.172 metros de altitude, sendo por isso o local privilegiado para observar o eclipse. Ali foi realizada a primeira missa de Brasília em 1957.
Lembramos tristemente que o Planetário de Brasília ficou fechado em os anos 2000 e 2014, data em que foi reaberto. Recentemente aquele Planetário esteve parcialmente fechado entre setembro de 2022 e maio de 2023 devido a problemas no projetor.
A forte presença da população para visualizar eclipse solar denota o interesse geral em relação a astronomia. A Universidade de Brasília não oferece este curso. Segundo o MEC há somente 3 universidades no Brasil que oferecem este curso superior: a Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Federal de Sergipe – UFS e a Universidade de São Paulo – USP. A propósito, não ocorrerá eclipse solar, visível em Brasília, nos próximos 20 anos.
4 Comentários