Eixão do Lazer e Muitas Descobertas
A pandemia causou uma interrupção nas atividades do Eixão do Lazer por um breve período. Com o fechamento da via para os veículos automotores entre as 6,00h e 18,00h, a população lindeira pode usufruir da via central e dos canteiros laterais. Em dezembro de 2020 a Avenida W3 passou a receber atividades de lazer nos domingos e feriados.
Essa forma de apropriação urbana ocorre em outras cidades tais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Pelotas, Fortaleza e outras. Muitas cidades adotam a eliminação de circulação de veículos em determinadas ruas permanentemente como ocorre em Buenos Aires, Barcelona, Bogotá, Nova Yorque, Madri, Paris, Oslo etc.
O Eixão do Lazer conta com a participação de inúmeros grupos de entretenimento o que pode explicar seu sucesso. Muitos vão ali para caminhar, correr, fazer exercícios. Há aqueles que oferecem as bicicletas e outros meios. Há equipamentos para todos.
São inúmeros os conjuntos musicais. Eles estão sempre em locais conhecidos pelos frequentadores. O Chorinho da 211/208 Norte troca de local a cada 2 semanas para permitir que a grama se recupere. Todos têm o maior cuidado com o recolhimento do lixo.
Estávamos defronte a 208 Norte. Maria, de 2 anos, se encantou com as bolinhas de sabão. Perto dali ofereciam o aparelho. Um bloco de isopor recoberto de papel colorido, com olhos lembrava Bob Espoja. Um canudo de plástico era o soprador, um copinho descartável era o recipiente do sabão líquido, um arame formava o aro que detinha o sabão e formava as bolinhas. Assim como aqueles artesãos outros oferecem comida, livros etc.
20 Comentários