Equipamento Público e Formação dos Jovens
Neste sábado, 30 de julho, a Seleção Brasileira de Futebol Feminino sagrou-se campeã da Copa América. Foi um jogo difícil contra a Seleção da Colômbia. Os times estavam esgotados ao final do jogo. As atletas colombianas valorizaram a vitória das brasileiras. A bola rolou de um campo ao outro até o final, sempre com perigo de gol.
O episódio me lembrou uma experiencia que se deu no início dos anos 80, no Núcleo Bandeirante. A Administração Regional concluíra a recuperação do Ginásio de Esportes e das quadras polivalentes situadas na Praça Central. Havia uma demanda por parte da comunidade de destinação de horários para jogos recreativos, à noite, depois do trabalho.
Surgiu então a ideia de, em conjunto com a Fundação Educacional à época, criar uma escola de vôlei para participar do torneio do DF. O Colégio do Núcleo Bandeirante cedeu um professor e os partícipes foram escolhidos entre os candidatos do corpo discente.
No final do primeiro ano de treinos aquela equipe foi Vice-Campeã dos Jogos Escolares do Distrito Federal, para orgulho do Colégio do Núcleo Bandeirante e da cidade. Vale ressaltar que os jogos coletivos têm grande impacto na formação dos jovens.
Vemos com muita tristeza e espanto o empenho dos governos atuais em privatizar o uso dos edifícios e mesmo dos serviços públicos, inclusive a educação, a cultura e a saúde para entidades que visam o interesse próprio em detrimento dos valores culturais, da saúde e da educação. O caso citado ressalta como o bom uso dos espaços públicos pode influenciar na formação dos jovens, o que nunca acontece nos casos de privatização.
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