Escolas em Tempos de Pandemia
Tenho lido em livros que tratam de história econômica das nações, que há uma correlação direta do nível de escolaridade da população de um pais e as possibilidades deste país vir a se destacar pelo desenvolvimento econômico, a exemplo da História Econômica Global, livro de autoria do professor da Universidade de Oxford, Robert C Allen.
Coincidentemente, logo após terminar sua leitura vi, no dia 15 passado, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que é professor de formação, ministrar uma videoaula aos estudantes do ensino fundamental daquele país.
A videoaula, por força das cautelas com a pandemia, é fruto do projeto #EstudoEmCasa e resulta de parceria entre o Ministério da Educação e a emissora pública RTP. Essa foi a maneira que o governo de Portugal encontrou para manter os alunos estudando. A importância dada à educação, pelo presidente daquele país, causou-me boa impressão.
O Distrito Federal, a exemplo de outros, vem buscando a melhor forma de levar o ensino aos nossos estudantes. O programa Escola em Casa DF previa iniciar as aulas via TV Justiça em 6 de abril, mas por motivos vários isto não ocorreu.
Enquanto as aulas não se iniciam formalmente, professores vêm utilizando a ferramenta Google Sala de Aula e repassando aos alunos o conteúdo e orientações sobre as matérias a serem estudadas. Uma das dificuldades é que nem todos têm acesso à internet.
2 Comentários