Expansão do Taquari Provoca Acalorada Discussão
O bairro Taquari, cujo acesso principal fica a meio caminho entre o Balão do Torto e o Posto Colorado, à direita de quem sobe pela DF 03, foi objeto de proposta de expansão, em 2019, quando foi procedida a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial. Neste momento, dadas as implicações da expansão, ocorre uma acalorada discussão.
A proposta fora objeto de suspensão pelo Instituto Brasília Ambiental – IBRAM da licença de instalação do Trecho 2. O projeto encampa área com grande número de nascentes, que seriam prejudicadas. Outra questão destacada foi o desmatamento da área do projeto com prejuízos para fauna, flora e lençóis freáticos.
O Ministério Público do Distrito Federal – MPDF recomendou ao IBRAM a suspenção da licença de instalação do Trecho 2, Etapa 1, do Setor Taquari até que sejam sanadas as questões ambientais não resolvidas, temendo impactos negativos ao Lago Paranoá.
Moradores da Península Norte têm manifestado preocupação com a proposta de construção de uma via de acesso ao Taquari passando junto a QI 10 daquele bairro. Entendem que o fluxo de veículos irá se intensificar, podendo criar congestionamentos.
Mensagens que circulam nas redes sociais argumentam que a construção do novo acesso iria propiciar a destruição da Serrinha do Paranoá. Asseguram que o maior prejuízo será a extinção da riquíssima biodiversidade. Haveria na região mais de 100 nascentes, tributárias do Lago Paranoá, acima da Estação de Tratamento de Águas do Lago Norte.
1 Comentário