Expectativas em Ano de Eleições
Os partidos já começaram a escolha dos candidatos a deputados estaduais, distritais, a senadores, governadores e presidente da república, para as eleições que ocorrerão neste ano. Candidatos à presidência da república e aos governos estaduais e governo distrital são objeto de especulações com maior antecedência.
Todos terão que cumprir um calendário rígido que dispõe sobre datas limites para mudança de domicílio eleitoral, mudança de partido sem perda de mandatos pelos parlamentares, desincompatibilização de membros do executivo, registro de federações e de coligações, registro de chapas etc.
Em eleições anteriores pode-se verificar que pessoas sem experiência de governo, em sua quase totalidade tiveram um desempenho fraco na chefia do executivo, em desacordo com as propostas de campanha, quando não em total contraposição ao prometido.
Os parlamentares eleitos a partir das campanhas por meio eletrônico, com capacidade de financiar campanhas de alto vulto, têm apresentado comportamento dissociado da população que o elegeu, como se o voto fosse uma licença para a defesa de seus interesses.
Diante deste quadro, os partidos que se propuserem a estabelecer compromisso com a população que desejam representar, devem construir seus programas de governo junto com os moradores, em encontros de bairro, de cidades e finalmente do todo, onde estejam postas as demandas de curto, médio e longo prazo.
3 Comentários