Feira do Livro de Brasília – 35º Edição
Quem visitar a Feira do Livro de Brasília na área externa do Museu da República, na Esplanada dos Ministérios (aberta de 06 a 16 de junho), vai se deparar, logo no portal de entrada, com uma grande galeria de arte: o “Universo Imaginário”, exposição de quadros e painéis do artista plástico André Cerino. As obras expostas, segundo Cerino, contêm influências de grandes mestres, especialmente abstracionistas.
A estrutura da Feira do Livro nesta 35 edição, impressiona pelo número de expositores, auditórios, palco para apresentações de músicos, poetas e outros. Mas as verbas destinadas ao custeio dos autores convidados teria sido cortada em valor significativo e os autores e palestrantes teriam sido desconvidados, segundo notícias da imprensa.
As Feiras do Livro são tidas, tradicionalmente, como uma oportunidade de estimular, especialmente nas crianças, o gosto pela leitura. As escolas públicas programam visitas e recursos são destinados à aquisição de livros para as bibliotecas daquelas escolas. Usualmente os autores apresentam suas obras aos pequenos leitores.
Vivemos um momento em que as pessoas têm gasto seu tempo de leitura com outras mídias, sobretudo a mídia eletrônica. Esse comportamento tem reduzido o número de livrarias na cidade. Além da redução do hábito de leitura de livros impressos aqueles que os leem, adquirem pela internet. Feiras do Livro são muito bem vindas! Tanto para a ampliação do conhecimento, como para o contato com outras formas de pensar.
1 Comentário