Flores Arbóreas de Inverno e Primavera
Há um entendimento de que as últimas flores do ipê em Brasília são as do Ipê Branco também chamado Ipê do Cerrado ou Tabebuia Róseo-Alba. Florescem todos ao mesmo tempo. Sua localização é conhecida de seus admiradores. Junto a eles, com certeza, farão fotos memoráveis. Assim como florescem, eles perdem as flores juntos, rapidamente.
Contra as expectativas, há ipês amarelos que insistem em manter parte de sua floração. Também, buscando com cuidado, encontramos os ipês rosas que florescem até o final de setembro. Eles conservam ainda suas folhas que caem com o nascimento das flores.
Entretanto, não se trata do fim da temporada de flores arbóreas. Os Guapuruvus, de copa alta, 20 a 30 metros, de tronco verde e liso, estão cobrindo o solo com suas flores pequenas, de um amarelo intenso nesta época do ano. Eles estão espalhados pela cidade.
As Paineiras são também conhecidas como barrigudas. Paineiras porque seus frutos contêm fibras sedosas que envolvem suas sementes. Estas fibras são usadas por moradores do campo para fazer travesseiros. São barrigudas por terem troncos volumosos que podem chegar a 1,2 m de diâmetro. Suas flores de cor rosa já aparecem aqui e ali.
Vi nesta semana algumas inflorescências do Flamboyant. Mesmo poucas chamam a atenção por seu vermelho intenso. Seu nome, francês, decorreria da cor de suas flores e significa ‘flamejante’. É originária da ilha de Madagascar. Espalhou-se pela zona tropical da África e posteriormente foi levada para a Europa e América.
2 Comentários