Ginástica nas quadras
Há um parque infantil no centro da quadra. Ele é cercado com tela, de altura baixa que não impede que alguém pule a cerca. Ela tem o propósito de delimitar o espaço e evitar a circulação no seu interior dos que simplesmente passam, dando assim privacidade às crianças que, em geral preferem se sentar na areia, principalmente as pequenas. Em volta do parque existem vários bancos, desses de praça, sobre um piso de concreto que cobre toda a área. Ao longo da cerca do parque há algumas mesas e bancos ao seu redor, todos de concreto.
Recentemente foi posto ao lado do parque, em uma nova área pavimentada uma Academia ao Ar Livre. Inúmeros equipamentos, pintados com cores vivas com predominância do amarelo, chamam a atenção. São muitos equipamentos implantados sobre um pavimento de concreto pintado de verde.
Os equipamentos abrangem todos os tipos de exercícios de uma academia. Um equipamento simula a caminhada. A cadeira extensora destina-se aos músculos localizados na parte anterior da coxa; cadeira flexora para os da parte posterior da coxa; no leg horizontal o atleta empurra uma placa e trabalha quadríceps, bíceps femorais, semitendinoso, semimembranoso e glúteos. Os equipamentos destinados aos membros superiores trabalham o grande dorsal, os tríceps, os bíceps, os peitorais, trapézios etc.
As Academias ao Ar Livre, como aquela que há no Parque Olhos D’Agua, foram implantadas, sem muito alarde, em diversas localidades do Distrito Federal. Há várias delas no Plano Piloto, nas Cidades Satélites e na Zona Rural como a existente no Núcleo Rural Tabatinga na Região Administrativa de Planaltina, entregue à comunidade em junho de 2013.
Dias atrás, quando descemos do apartamento para uma caminhada de final de tarde, encontramos o parque infantil com muitas crianças e familiares, grupos de jovens conversavam em volta das mesas. Outro grupo jogava futebol no piso pavimentado, uma senhora, sentada em um dos bancos, lia um livro. Algumas pessoas usavam os equipamentos da Academia ao Ar Livre. A implantação das Academias ao Ar Livre foi pouco divulgada. Mesmo sendo para atividade física de interesse da população, poucos souberam da existência delas.
1 Comentário